Carregando aguarde...
Itapira, 06 de Maio de 2024
Notícia
28/01/2015 | Milton Leitão: HIDROGEL – Tudo pela estética
O padrão de beleza é tão efêmero quanto o tempo. Por exemplo: Marilyn Monroe marcou a década de 50 com suas coxas generosas e seios fartos, mas seria impossível colocá-la dentro do padrão de beleza imposto a partir de 2000, uma vez que estávamos acostumados a contemplar modelos cada vez mais magras, assim como a brasileira Gisele Bündchen - eleita diversas vezes como uma das mulheres mais belas do mundo-. Com a crescente moda fitness e o surgimento das mulheres e também dos homens em busca de um corpo sarado, o padrão vem se alterando novamente. Muitos anseiam coxas e glúteos maiores, mas até onde seriam capazes de ir para alcançá-los?
Muitos já leram nesses últimos meses sobre o hidrogel, constituído de poliamida sintética e solução fisiológica, é usado para preenchimento de rugas da face e pescoço, e também em casos de assimetria de tecidos moles (glúteos, panturrilhas ou coxas) e é aplicado no corpo por meio de injeções. Ele esteve relacionado a problemas graves de saúde em pessoas que recorreram a esse procedimento nos últimos meses. O produto possui registro na ANVISA, portanto, é um procedimento regulamentado pelas autoridades sanitárias do Brasil (mesmo que em outros países, como EUA, esse produto seja proibido)
O hidrogel é um produto absorvível que fica no organismo por um período que vai de 1,5 a 2 anos, dependendo do local onde é injetado e das características do paciente. O previsto é que, depois desse tempo, o produto seja absorvido pelo próprio organismo e, caso o paciente queira que o volume aumentado continue, é necessário fazer uma nova aplicação. Como o procedimento prevê o depósito de uma grande quantidade de material sob a pele, há risco de o produto ser injetado perto de um vaso e comprimi-lo. Isso pode levar a uma isquemia, ou seja, a uma interrupção do fluxo de sangue, que pode ocasionar uma necrose da pele. Também há risco de o produto comprimir um nervo importante, provocando dores fortes. Outro risco é que o produto seja equivocadamente injetado dentro de um vaso sanguíneo, o que pode levar a uma trombose e à necrose da pele no local. Pode também provocar uma embolia pulmonar ou até cerebral.
 
Ultimamente vem aparecendo casos em destaque nas mídias, como a modelo Andressa Urach, internada em estado grave graças a uma infecção na coxa causada pela aplicação do Hidrogel , e o “Ken Humano”, que tinha como objetivo tonificar as pernas aplicando a substancia e agora terá que passar por uma cirurgia para a sua retirada. 
 
Proponho uma reflexão: mas, afinal, o que é feio? O que é bonito? Sócrates, anos antes de cristo, já inquiria aos mais sábios de Atenas o que era o belo. As respostas variavam: uma cachoeira, uma mulher na flor da idade, um animal preparando-se para o bote. Todas, no entanto, não tinham a essência do belo, ao contrário, não passavam de exemplos, de opiniões. Não me aprofundando na maiêutica e na questão filosófica em busca do conhecimento, as dúvidas de Sócrates e seus achados permitem-nos uma reflexão sobre a beleza: ela é subjetiva. Eu posso achar algo profundamente bonito e outro ser humano achar horrível. É pessoal. A beleza não está no padrão, está em nós mesmos. 
 
Milton Antonio Leitão – É farmacêutico bioquímico – Consultor da Farmácia de Manipulação Formula Athiva – Rua Regente Feijó – 118. Fone 3813-1499
 
Fonte: Milton Leitão

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1647 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções